Energia solar vantagens e desvantagens
DESVANTAGENS:
- Necessidade de projeto:
Você não pode criar o seu próprio sistema de energia solar residencial. A instalação de um sistema fotovoltaico necessita de projeto de energia fotovoltaica residencial, que devem ser desenvolvidos e supervisionados por engenheiros e eletrotécnicos, pois apenas estes profissionais podem registrar legalmente o seu sistema de energia fotovoltaica residencial junto à rede concessionária distribuidora de energia.
- Consumo mínimo:
Ainda será necessário pagar a taxa mínima de energia elétrica, que dependerá do tipo de rede:
Rede Monofásica: Comum na distribuição residencial urbana de casas antigas. A potência máxima de todos os equipamentos residenciais chega a 8.000 watts. A taxa mínima que deve ser paga é o correspondente a 10Kw/mês, mais impostos.
Rede Bifásica: Comum na distribuição residencial urbana mais atuais e na zona rural. A potência de todos os equipamentos ligados à rede pode ser de 12.000 watts até 25.000 watts. A taxa mínima que deve ser paga é o correspondente a 50Kw/mês, mais impostos.
Rede Trifásica: Geralmente utilizado por indústrias. A potência de todos os equipamentos ligados à rede pode ser de 25.000 watts até 75.000 watts. A taxa mínima que deve ser paga é o correspondente a 100Kw/mês, mais impostos.
VANTAGENS:
- Retorno sobre o investimento garantido:
A criação de um sistema de energia solar residencial proporciona um retorno sobre o total investido em torno de 5 à 6 anos. Todo o consumo de energia posterior, nós podemos considerar lucro.
- Projetos sob medida:
Você pode desenvolver projetos de sistema de energia solar residencial que cubram a totalidade ou o consumo parcial.
Exemplo 1: Caso você tenha um consumo médio de 400Kw/mês, você pode adquirir um sistema de energia solar residencial de apenas 100Kw/mês, a sua conta de luz virá com o consumo reduzido, em média você pagará pelo correspondente de 300Kw/mês.
Exemplo 2: Caso você tenha um sistema bifásico, e consome os mesmos 400Kw/mês, e queira reduzir a sua conta de luz ao máximo, você pode adquirir um de sistema de energia solar residencial capaz de produzir 350Kw/mês, pois junto com a taxa mínima, que neste caso é de a 50Kw/mês mais impostos, totalizará os 400Kw/mês.
- Energia limpa e sustentável
Além de gerar economia para o seu bolso, você também está proporcionando a criação de uma energia limpa e sustentável.
- Compartilhamento de créditos de energia
Caso você crie um sistema de energia solar residencial com capacidade maior do que o seu consumo, você terá a opção de acumular créditos para os meses subsequentes ou realizar o compartilhamento de crédito para outra residência que faça parte da mesma rede concessionária de energia.