Faça sua simulação

Você está aqui: Início * Faça sua simulação



FAÇA AGORA SUA SIMULAÇÃO

Prencha o formulário para que criemos uma simulação de valor de um kit de energia solar residencial de acordo com as suas necessidades.


Como funciona a energia Solar?

A energia solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. Ela pode ser transformada em energia térmica (aquecimento solar de água) ou elétrica (geração de energia elétrica) e aplicada em diversos usos.

Existem duas maneiras de se obter energia elétrica por meio do sistema fotovoltaico.

Armazenamento em bateiras:
Neste sistema a energia é captada por meio das placas fotovoltaicas e são enviadas para uma bateria onde ela será armazenada. O sistema fotovoltaico armazenado em baterias é o mais indicado para quem não tem acesso à rede de energia pública, como fazendas, chácaras e sítios.

Distribuição para rede elétrica:
Neste sistema a energia é captada por meio das placas fotovoltaicas e são enviadas para a empresa concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica da sua cidade. Durante o dia o relógio de luz roda ao contrário e durante a noite, ou em dias com tempo nublado, o consumo residencial é servido pela empresa concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica e o relógio de luz volta rodar no sentido normal.

Para possibilitar o envio e recebimento de energia para a rede concessionária de energia, a concessionária trocará o relógio de luz por um relógio de luz bidirecional. Assim quando o relógio roda ao contrário será gerado créditos, que serão compensados em faturas de energia nos meses subsequentes.

O sistema fotovoltaico conectado à rede concessionária de energia é mais eficiente é a melhor opção para as pessoas que já possuem a energia rede pública, pois é mais barato, seguro e de menor manutenção.

Placa solar fotovoltaica

O sistema fotovoltaico converte a irradiação solar diretamente em energia elétrica, por meio de Placa Solar Fotovoltaica, também conhecidas como células fotovoltaicas, que são dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental para o processo de conversão de irradiação solar em energia elétrica.

Como instalar energia solar residencial

A instalação de um sistema fotovoltaico necessita de projeto de energia fotovoltaica residencial, que devem ser desenvolvidos e supervisionados por engenheiros e eletrotécnicos.
As placas são instaladas geralmente no telhado da residência apontado para a linha do equador, que fica ao Norte na maior parte do Brasil, para melhor aproveitamento da energia solar.

Onde comprar painel solar fotovoltaico

A Peon oferece painéis solares fotovoltaicos e todos os outros produtos necessários para a instalação e manutenção de seu sistema fotovoltaico. Confira alguns de nossos produtos em: http://www.peon.com.br/produtos/energia-solar/4/

Preço de placa solar fotovoltaica

O custo de uma placa solar dependerá da sua capacidade fotovoltaica. Ou seja, o quanto a placa é capaz de captar de energia a ser convertida em watts.
O custo do sistema de captação de energia solar dependerá do seu tamanho e equipamentos selecionados, que por sua vez dependem da quantidade de energia necessária e de características da irradiação solar do local da instalação.
Um exemplo, a Peon oferece Kits de energia solar residencial, com duas placas, que juntas são capaz de gerar até 100Kw/mês. Com o sistema já integrado com à rede concessionária de distribuição de energia, o investimento será a partir de R$6.000.

Kit energia solar residencial

Um sistema fotovoltaico é composto principalmente por:
• Painéis fotovoltaicos (placas solares);
• Inversor solar (ou micro inversores );
• Estrutura de fixação das placas;
• Cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica.

Energia solar vantagens e desvantagens

DESVANTAGENS:

- Necessidade de projeto:
Você não pode criar o seu próprio sistema de energia solar residencial. A instalação de um sistema fotovoltaico necessita de projeto de energia fotovoltaica residencial, que devem ser desenvolvidos e supervisionados por engenheiros e eletrotécnicos, pois apenas estes profissionais podem registrar legalmente o seu sistema de energia fotovoltaica residencial junto à rede concessionária distribuidora de energia.

- Consumo mínimo:
Ainda será necessário pagar a taxa mínima de energia elétrica, que dependerá do tipo de rede:
Rede Monofásica: Comum na distribuição residencial urbana de casas antigas. A potência máxima de todos os equipamentos residenciais chega a 8.000 watts. A taxa mínima que deve ser paga é o correspondente a 10Kw/mês, mais impostos.
Rede Bifásica: Comum na distribuição residencial urbana mais atuais e na zona rural. A potência de todos os equipamentos ligados à rede pode ser de 12.000 watts até 25.000 watts. A taxa mínima que deve ser paga é o correspondente a 50Kw/mês, mais impostos.
Rede Trifásica: Geralmente utilizado por indústrias. A potência de todos os equipamentos ligados à rede pode ser de 25.000 watts até 75.000 watts. A taxa mínima que deve ser paga é o correspondente a 100Kw/mês, mais impostos.

VANTAGENS:

- Retorno sobre o investimento garantido:
A criação de um sistema de energia solar residencial proporciona um retorno sobre o total investido em torno de 5 à 6 anos. Todo o consumo de energia posterior, nós podemos considerar lucro.

- Projetos sob medida:
Você pode desenvolver projetos de sistema de energia solar residencial que cubram a totalidade ou o consumo parcial.
Exemplo 1: Caso você tenha um consumo médio de 400Kw/mês, você pode adquirir um sistema de energia solar residencial de apenas 100Kw/mês, a sua conta de luz virá com o consumo reduzido, em média você pagará pelo correspondente de 300Kw/mês.
Exemplo 2: Caso você tenha um sistema bifásico, e consome os mesmos 400Kw/mês, e queira reduzir a sua conta de luz ao máximo, você pode adquirir um de sistema de energia solar residencial capaz de produzir 350Kw/mês, pois junto com a taxa mínima, que neste caso é de a 50Kw/mês mais impostos, totalizará os 400Kw/mês.

- Energia limpa e sustentável
Além de gerar economia para o seu bolso, você também está proporcionando a criação de uma energia limpa e sustentável.

- Compartilhamento de créditos de energia
Caso você crie um sistema de energia solar residencial com capacidade maior do que o seu consumo, você terá a opção de acumular créditos para os meses subsequentes ou realizar o compartilhamento de crédito para outra residência que faça parte da mesma rede concessionária de energia.

FAÇA AGORA SUA SIMULAÇÃO

Prencha o formulário para que criemos uma simulação de valor de um kit de energia solar residencial de acordo com as suas necessidades.


Voltar